top of page
Foto do escritorINCT Futebol

Fazendo um balanço do GT “Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol” do I Encontro do INCT Futebol

Atualizado: 29 de nov. de 2024

Cristiano Mezzaroba

Silvan Menezes dos Santos

Eduarda Moro


Na configuração do INCT Estudos do Futebol Brasileiro, temos quatro linhas de pesquisa, com cada uma delas tendo sido responsável por criar e articular Grupos de Trabalho dentro da programação do evento que ocorreu em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 05 a 07 de agosto de 2024, com a denominação “I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro: Produções e Epistemologias Futebolísticas”.


Com relação especificamente à linha “Mídias, torcidas e movimentos antirracistas no futebol brasileiro”, foram constituídos 4 GTs: 

  1. Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol

  2. Torcidas Organizadas, Coletivos e Movimentos de Torcedores

  3. Movimentos Antirracistas no Futebol 

  4. Estádios de Futebol 


Neste texto, trazemos uma descrição e algumas reflexões – dando um sentido de “memória” ao evento – concernentes ao primeiro GT, “Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol”. Os(a) autores(a) que escrevem este balanço tiveram como função a coordenação e/ou serem debatedores(a) das 3 sessões ocorridas entre os dias 06 e 07 de agosto, no período matutino, nas dependências do Centro de Desportos da UFSC. 


Conforme a ementa do evento, o GT Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol teve como foco a discussão de trabalhos concluídos e em andamento que tratassem da dimensão do campo midiático quanto às múltiplas dimensões do futebol que se expressam nos diferentes meios de comunicação e na cultura digital em geral. O GT recebeu 16 trabalhos, sendo que 12 foram apresentados, 1 migrou para outro GT a pedido de seus autores(as) e 3 não foram apresentados devido ao não comparecimento dos(as) autores(as). Sobre esse quantitativo, avaliamos que, por ser a primeira edição do evento, foi um bom número de trabalhos recebidos, perspectivando-se, na sequência, que mais pesquisadores e pesquisadoras venham a se somar com as chamadas da Linha de Pesquisa e do GT nos próximos eventos. 


Na primeira sessão do GT, ocorrida na manhã do dia 06 de agosto, das 8h às 9h45, foram 3 trabalhos apresentados, tendo a coordenação do Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba e o papel de debatedor ficando a cargo do Prof. Dr. Silvan Menezes dos Santos.


  • Lucas Vinícius Araujo Lisboa apresentou o trabalho “Racismo e esporte: uma análise envolvendo o futebol na cobertura da Folha de São Paulo de 2017 a 2021. O trabalho teve como coautores: Silvio Ricardo da Silva, Antonio Jorge Soares e Cristiano Mezzaroba.

  • Giovana Liz Silva Neves e Ana Gabriela Alves Medeiros trouxeram a público a pesquisa “O futebol de mulheres no Instagram da Confederação Brasileira de Futebol”. O trabalho teve como coautores: Matheus Santana Fernandes, Ester Santos Silva, Talyta Fagundes Teixeira Silva.

  • Laiana Pereira da Silveira (e sua orientadora Francisca Ferreira Michelon) apresentaram a pesquisa “Práticas de consumo da torcida gremista: influência ocasionada na temporada 2022/2023”.


Seguindo nessa mesma manhã, tivemos a segunda sessão, entre 10h e 11h30, também com 3 trabalhos apresentados, tendo como coordenador o Prof. Dr. Silvan Menezes dos Santos e como debatedor o Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba.


  • Beatriz de Franca Alves trouxe o trabalho “Racismo, esporte e mídia: uma análise da cobertura da Folha de São Paulo de 2018 a 2021”. O trabalho teve como coautores: Silvio Ricardo da Silva, Antonio Jorge Soares e Cristiano Mezzaroba.

  • Luiz Henrique Zart apresentou a pesquisa “Entre a repetição e a provocação: entrevistas coletivas em eliminações do Palmeiras na Libertadores”.

  • Marcelo Alves de Resende e Leda Maria Costa abordaram a pesquisa “A amarelinha é de quem? Narrativas midiáticas para o ‘dessequestro’ da camisa da seleção brasileira de futebol”.


Já na terceira e última sessão, ocorrida na quarta-feira, durante toda a manhã, a função de coordenador ficou a cargo do Prof. Dr. Silvan Menezes dos Santos e como debatedora tivemos a participação da psicóloga e doutoranda do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC Eduarda Moro. Foram 6 trabalhos apresentados nesse dia.


  • Raphaela Xavier de Oliveira Ferro apresentou sobre “A paisagem sonora generificada do futebol no rádio esportivo”.

  • Silvan Menezes dos Santos e José Cícero Pereira abordaram a pesquisa “Meninas ribeirinhas e ídolos do futebol brasileiro: um mergulho mágico no Baixo Rio São Francisco”. O trabalho teve como coautores: Rose Tatyanne de Souza Tavares, Leonea Vitória Santiago e Gustavo Gomes de Araújo.

  • Uilson Santos da Silva Júnior trouxe a pesquisa “Futebol, jornalismo esportivo impresso e ciberespaço: perspectivas midiáticas”. O trabalho teve como coautores: Arnaldo Sifuentes Leitão e Rafael Moreno Castellani.

  • Verônica Toledo Saldanha e Renato Machado Saldanha apresentaram dois trabalhos, “A história da seleção da Frente de Libertação Nacional da Argélia (1958-1062)” e “‘Livrai-nos do foot-ball, amém’: o esporte visto pelo Lar Catholico, em Juiz de Fora – MG (1920-1940)”.

  • Victor de Leonardo Figols trouxe a pesquisa “La guerra del fútbol: a midiatização do futebol espanhol e os direitos de transmissão anos 1990”.


Como mencionado, este texto tem como função servir de registro histórico desse primeiro evento ocorrido em agosto de 2024. Assim, de forma sintética, avaliamos que o conjunto de textos recebidos, apresentados e discutidos nos permite traçar o seguinte panorama:


  • Observamos uma grande qualidade na apresentação e na discussão dos trabalhos, mesmo os trabalhos oriundos de iniciação científica.

  • Foi possível confirmar a dimensão interdisciplinar das investigações sobre o futebol como objeto da sociedade e da cultura brasileira. Participaram professores/as de Educação Física, da Comunicação/Jornalismo, da Publicidade/Marketing e da Moda. Para os próximos eventos, seria importante que agentes da Sociologia, da Antropologia, da Filosofia, da Pedagogia e da História, por exemplo, viessem a se somar com suas pesquisas no GT.

  • Constatamos também uma diversidade metodológica nas abordagens de pesquisa. Tivemos pesquisas documentais envolvendo mídia impressa e fontes documentais institucionais; pesquisas descritivas acionando rádio, internet, redes sociais, canais oficiais dos clubes e de confederações; e também tivemos uma pesquisa etnográfica.

  • O GT integrou pesquisas realizadas em níveis diferentes, apresentadas tanto por estudantes de graduação, quanto por agentes com mestrado e doutorado, e também professores(as) do ensino superior.

  • O conjunto de pesquisas evidenciou o olhar amplo para as questões midiáticas e de consumo envolvendo o futebol brasileiro e mundial.

  • Nota-se uma interseccionalidade envolvendo questões étnico-raciais, de classe social e de gênero/sexualidade nas diversas pesquisas.

  • Tivemos a participação de agentes de diversas instituições brasileiras, dos seguintes estados: Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Bahia, Alagoas e Pernambuco.


Não nos restam dúvidas de que, com a constituição do INCT Estudos do Futebol Brasileiro, a academia e a ciência brasileira passaram a produzir e a fomentar olhares ampliados, interdisciplinares, críticos e propositivos no que se refere ao futebol como elemento identitário da sociedade e da cultura brasileira. O “I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro: Produções e Epistemologias Futebolísticas” já permitiu constatar que suas ações, no que se refere às dimensões midiáticas, traz questões importantes e a necessidade de mobilização de uma rede de coletividade que vai se ampliar para compreender de forma mais aprofundada e complexa esses processos sociais, culturais e históricos.


Sobre os autores: Cristiano Mezzaroba: UFS/INCT-CNPq

Silvan Menezes dos Santos: UFAL/INCT-CNPq

Eduarda Moro: NEPESC/UFSC/INCT-CNPq

Como citar:

MEZZAROBA, Cristiano. DOS SANTOS, Menezes. MORO, Eduarda. Fazendo um balanço do GT “Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol” do I Encontro do INCT Futebol. Bate-pronto, INCTFUTEBOL, Florianópolis, V.1, n.22, 2024.


Fazendo um balanço do GT “Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol” do I Encontro do INCT Futebol © 2024 by MEZZAROBA, Cristiano. DOS SANTOS, Menezes. MORO, Eduarda. is licensed under CC BY-NC 4.0



87 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page