Pedro Sombra de Souza
Nas últimas décadas, estudos da economia e da gestão esportiva têm tratado dos determinantes por trás das cifras dos jogadores de futebol (Lucifora; Simmons, 2003; Trequanttrini et al, 2012; Wicker et al, 2013; Herm et al, 2014; Majewski, 2015, 2016; Müller et al, 2017; Peeters, 2018; Coates; Parshakov, 2022). O mercado de transferências do futebol encontra-se, como indicam, intimamente permeado na dinâmica do “esporte-espetáculo” moderno, sob uma lógica mercantil que transforma os clubes em “empresas capitalistas”, ou ainda em “sociedades anônimas cotadas na bolsa de valores” (Proni, 1998; Bourdieu, 1998).
Com a progressiva constituição do mercado da bola enquanto subcampo relativamente autônomo – ou seja, estruturado a partir de um tipo específico de capital, dentro de uma cronologia e de uma lógica inerentes à sua dinâmica interna – destinado à circulação e à cotação de atletas profissionais, uma série de recursos técnicos passaram a ser mobilizados, de modo a alterar o próprio funcionamento do campo esportivo – dentre eles, o portal de dados alemão Transfermarkt. Os valores de mercado disponibilizados por essa plataforma passaram a constar ora como fonte nos relatórios oficiais dos clubes, ora como argumento durante as negociações de contrato de jogadores (Keppel; Claessens, 2020; Aarons, 2020; Smith, 2021).
Ao contrário do que se pode imaginar, o Transfermarkt, porém, não segue nenhum tipo de fórmula ou algoritmo no “cálculo” mercadológico dos atletas. Na verdade, a Marktwertanalyse (análise dos valores de mercado) é realizada por uma equipe técnica contratada, por voluntários e, em maior medida, por usuários registrados do site, que sugerem avaliações em fóruns especializados a partir de um ideal de precificação que envolve o reconhecimento de fatores, modalidades de transferência individual e condições situacionais, conforme esquematizado a seguir. Por isso, a noção de crowd wisdom – sabedoria das multidões – é indispensável para a compreensão operacional da plataforma e de seu modelo de determinação valorativa (Bon, 2018; Galton, 1907; Surowiecki, 2005).
Fatores mais importantes para os valores de mercado (Transfermarkt, 2022a)
Desempenho no clube e na seleção nacional
Promessas/expectativas futuras
Idade
Nível e status da liga, tanto em termos esportivos quanto financeiros
Reputação/prestígio
Potencial de desenvolvimento
Efeitos específicos da liga
Valor de marketing
Número e reputação dos clubes interessados
Potencial de desempenho
Nível de experiência
Suscetibilidade a lesões
Diferentes condições financeiras de clubes e ligas
Demanda geral e “tendências” do mercado
Desenvolvimento geral de taxas de transferência
Fatores externos, como a pandemia de coronavírus e suas consequências
Modalidades de transferência individual (Transfermarkt, 2022a)
Transferências por meio de opção de compra/obrigação de compra
Taxa de empréstimo
Aquisição parcial dos direitos de transferência
Cláusula de saída
Opção de recompra
Troca de jogadores
Duração do contrato
Participação na revenda
Pagamentos de bônus
Melhoria do equilíbrio financeiro
Condições situacionais de definição dos valores de mercado (Transfermarkt, 2022a)
Cenários de pressão, como pressão competitiva, de sucesso ou financeira, etc.
Vontade/desejo/interesses do jogador
O clube não vende para o licitante com lance mais alto
O jogador entra em greve ou similar
Salário alto
Clube quer vender jogador
Como ponto de partida, em vista dos procedimentos adotados pelo Transfermarkt, esta pesquisa assume dois pressupostos: o da centralidade da noção de valoração e o da multiplicidade de critérios de determinação valorativa. A princípio, não se trata aqui de analisar tão somente os processos de valorização ou desvalorização separadamente, mas sim de se concentrar nas operações lógicas – isto é, a consideração de fatores, modalidades e condições – por trás da avaliação dos valores de mercado.
Em seguida, entende-se que a Marktwertanalyse presume a agência de múltiplos prescritores, para além dos determinantes performáticos de rendimento em campo e das estatísticas de desempenho – como gols, assistências, dribles, desarmes ou clean sheets, por exemplo. Tais premissas buscam se afastar do “empirismo descritivo” e do “tecnicismo” frequentemente associados às definições de formação/produção de futebolistas, para, assim, dar conta da multiplicidade de dimensões – econômicas, culturais, políticas, morais (e, portanto, sociais) – que envolvem a conversão dos atletas em mercadorias (Damo, 2005).
Nesse sentido, no intuito de conceber o valor de mercado (Marktwert) na lógica da “distinção social”, parte-se aqui do referencial teórico bourdieusiano – a saber, a tríade conceitual “habitus”, “campo” e “capital” (Bourdieu, 1979). No mais, faz-se empréstimo da noção de “capital futebolístico” em sentido amplo, enquanto uma constelação de competências – como motricidade geral, atributos psicológicos e componentes cognitivos – que garantem não só a inserção como também a circulação legítimas de um jogador no interior do universo profissional – o que inclui, nesse caso, a cotação maior ou menor de um atleta na bolsa de valores, que constitui o moderno sistema de transferências do futebol (Damo, 2005). Enfim, mobiliza-se também a noção de “sistema futebolístico” enquanto a “união de vários campos relacionados à prática do futebol”, bem como o conceito reelaborado de “capital futebolístico” como a “soma de conhecimentos particulares ao campo futebolístico”, em suas dimensões corporais, sociais e econômicas (Rial, 2008, p. 23-24).
Este trabalho investiga a agência da categoria “promessas futuras” enquanto determinante extra/intracampo no desenvolvimento de valores de mercado de jogadores de futebol brasileiros profissionalizados, dentro do recorte temporal que contempla o último e mais recente ciclo de Copa do Mundo (2019-2022). Dessa forma, o estudo de caso analítico é a base da investigação das implicações valorativas destes fatores.
Por “promessas futuras”, entende-se aqui o caso de jogadores sub-23 que, desde a estreia no futebol profissional, em especial no intervalo entre 2019 e 2022, sejam altamente cotados como novas revelações promissoras do futebol brasileiro, com expectativas elevadas, porém ainda não atingidas necessariamente.
Foram selecionados quatro jogadores profissionais brasileiros atuantes em alguma das cinco principais ligas do futebol europeu – Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Serie A (Itália), Bundesliga (Alemanha) e Ligue 1 (França). Desse quarteto de futebolistas, foi formado um grupo típico-ideal, com o intuito de representar casos possíveis do fator proposto.
Após a identificação das categorias e a seleção dos atletas, foram analisados os esquemas de desenvolvimento do valor de mercado de cada um dos futebolistas. Com a extensa base de dados do Transfermarkt, fez-se possível visualizar graficamente as atualizações de valor de mercado dos jogadores no recorte temporal proposto (2019-2022). A partir da interpretação cronológica da variação de valores de mercado, pretende-se chegar a um entendimento aproximado da correlação entre a categoria específica colocada em evidência e o perfil de valoração dos atletas, assim como das tendências do mercado de transferência em relação a cada um dos elementos indicados.
Embora o material empírico tenha apontado para diferentes trajetórias da carreira de futebolista, a partir dos gráficos de desenvolvimento dos valores de mercado, foi possível perceber algumas regularidades. A grosso modo, as jovens promessas podem viver experiências crescentes e decrescentes de realização ou não da efetiva conversão de talentos futuros para jogadores caros – o que não significa a impossibilidade de “vingar” em um momento posterior, ou então uma imunidade absoluta ao decréscimo de valor.
Para este texto, foram analisados os valores de mercado de Vinicius Junior, Rodrygo, Reinier e Kaio Jorge, como exemplos duplos de casos de relativo sucesso ou fracasso na conversão de talentos, respectivamente:
Desenvolvimento do valor de mercado (Transfermarkt, 2022b; 2022c; 2022d; 2022e)
Vinicius Junior (2017-2022)
Reinier (2019-2022)
Rodrygo (2017-2022)
Kaio Jorge (2019-2022)
Desde suas primeiras aparições no Transfermarkt, alguns a partir de 2017 e outros exatamente dentro do arco temporal proposto, entre 2019 e 2022, o valor de mercado de Vinicius Junior, Rodrygo, Reinier e Kaio Jorge teve variações significativas, refletindo suas trajetórias e desempenhos como promessas do futebol. Vini Jr e Rodrygo apresentaram aumentos consideráveis em seus valores de mercado após suas transferências para o Real Madrid, marcadas por uma estabilidade em suas cifras até, finalmente, o momento de arranque. Já Reinier e Kaio Jorge tiveram trajetórias distintas, apresentando dificuldades de se adaptar ao futebol europeu, tendo menos tempo de jogo no time principal e até submetidos a eventuais empréstimos para clubes menores, o que provocou, desde que se transferiram para seus clubes na Europa, um decréscimo imediato e consecutivo em seus valores de mercado.
Portanto, a conversão efetiva de uma jovem promessa em um jogador caro depende de múltiplas condições. Além disso, constata-se a mobilização de diferentes dimensões de um mesmo capital futebolístico, que garante o acesso ao campo esportivo e a possibilidade de circulação no interior desse espaço, bem como a sua própria cotação maior ou menor no especulativo mercado da bola.
Em tese, acredita-se que o mercado da bola, enquanto subcampo relativamente autônomo, é conduzido por uma série de tendências – lógicas próprias de funcionamento que, além de modularem os valores de mercado (econômicos e simbólicos) maiores ou menores de um determinado jogador, exigem do atleta uma modalidade de capital (futebolístico) cuja estrutura e volume são intrínsecos à dinâmica do campo.
Comumente vinculada a indicadores performáticos da maquinaria corpórea intrínsecos à lógica de formação e produção de atletas profissionais, a exemplo das estatísticas de desempenho, a Marktwert dos boleiros é produto de um cálculo (não matemático) bem mais complexo, que envolve, dentre outras frentes, a ordem intuitiva da sabedoria das multidões. Portanto, o volume de capital corporal representa apenas um dos múltiplos determinantes – sociais por excelência – que compõem o valor de mercado do jogador.
De fato, o que parece ser de maior relevância é a constatação de que, por mais que o capital corporal dificilmente possa ser mensurado em termos quantitativos, ele é cada vez mais passível de juízos, julgamentos e valorações (Damo, 2005). Embora o Transfermarkt seja acionado para pautar desde opiniões de jornalistas até, com efeito, argumentos no processo de negociação de jogadores, intuímos que é preciso entender estes últimos para além dos índices estatísticos, uma vez que estão inseridos em “configurações de pequena escala” – ou seja, uma “entourage” – que os impõe a necessidade de estrategiar as relações familiares, de amizade e de vizinhança (Damo, 2008). Afinal, jogadores de futebol são, antes de mais nada, seres humanos, mesmo que se encontrem frequentemente precificados (Damo, 2008).
Referências:
AARONS, Ed. Top football clubs relying on transfer valuations made by volunteers. 2020. The Guardian. Disponível em: <https://www.theguardian.com/football/2020/dec/19/top-football-clubs-relying-on-transfer-valuations-made-by-volunteers>. Acesso em: 5 de nov. 2022.
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DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 435 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
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Sobre o autor:
Pedro Sombra de Souza é graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e bolsista PIBIC/CNPq. E-mail: psombra@usp.br.
Este texto é uma adaptação da apresentação realizada pelo autor no I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro, realizado de 5 a 7 de agosto de 2024, em Florianópolis.
Como citar:
SOUZA, Pedro. De jovens promessas a jogadores caros. Bate-pronto, INCTFUTEBOL, Florianópolis, V.1, n.34, 2024.
De jovens promessas a jogadores caros © 2024 by SOUZA, Pedro. is licensed under CC BY-NC 4.0
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