Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia
Estudos do Futebol Brasileiro
Futebol de mulheres, de indígenas, paralímpico e LGBTQIA+
Coordenação
Caroline Soares de Almeida
Wagner Xavier de Camargo
A linha “Futebol de mulheres, de indígenas, paralímpico e LGBTQIA+” é um ramo temático do Instituto de Pesquisas Interdisciplinares sobre o Futebol brasileiro, inaugurado no contexto do projeto de investigação aprovado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Inicialmente tal projeto teve um planejamento previsto para durar cinco anos, mas pode se prolongar com inserção de ações da iniciativa privada.
Esse ramo temático se propõe a capitanear e engendrar pesquisas de alta qualidade acadêmica na área dos futebóis considerados “minoritários”, em geral praticado por atletas amadores, excluídos do modelo convencional midiatizado de prática futebolística.
A linha em questão por função trabalhar em conjunto com as demais linhas de investigação e pretende mobilizar conhecimentos produzidos sobre todos os principais grupos anunciados em sua headline, quais sejam, mulheres, indígenas, futebolistas cegos e paralisados cerebrais (que desenvolvem subtipos do futebol paralímpico) e jogadores amadores da comunidade LGBTQIA+.